19 dezembro 2012

RELATÓRIO E CONTAS



 RELATÓRIO E CONTAS
DA CANTINA ESCOLAR
AMÉRICA CARDEAL DA ROCHA MELO

ESCOLA CANTINA AMÉRICA CARDEAL DA ROCHA MELO
CAPA DO RELATÓRIO E CONTAS DO ANO ESCOLAR DE 1937 / 1938


Dando provimento ao disposto no decreto N.º 21. 258, art.º 4.º, a Câmara Municipal de Penafiel, nomeou a Comissão Administrativa, incumbida de gerir a “Cantina Escolar América Cardeal da Rocha Melo” de Novelas.

Esta comissão era formada pelas seguintes personalidades: 

Presidente – Manuel Nogueira da Rocha Melo
Secretário – Augusto José Lopes
Tesoureiro – Abel de Sousa Meireles

que tomou posse em sessão de Câmara de 16 de Novembro de 1937.

O benemérito Manuel da Rocha Melo, doou 1300£, cujo rendimento mensal era de 566$04 aproximadamente, e se destinavam à manutenção da cantina, tendo por finalidade dar alimentação, fornecer livros e material escolar ao maior número de crianças necessitadas, que frequentam a escola de dois sexos na freguesia de Novelas, ministrando-lhes também educação moral e cívica.

Tendo a cantina começado a funcionar em 1936, a mesma só foi inaugurada oficialmente no dia 7 de Outubro de 1937, sendo frequentada por 44 crianças de ambos os sexos.

Entretanto, outras pessoas (algumas mantendo o anonimato), cujo bom coração falou mais alto, solidarizaram-se com esta causa dando donativos em géneros à cantina figurando o seu nome num quadro de honra, o qual passo a mencionar:



Na Cantina Escolar América Cardeal da Rocha Melo, no ano escolar 1937 / 1938, foram fornecidas três refeições diárias a cada criança, tendo havido durante o ano, 7.384 presenças e fornecidas 22.152 refeições, custando a alimentação diária de cada criança aproximadamente 1$12,6.

O pequeno-almoço era dado às 8,30 horas e constava de Café e pão de trigo.

Às 12 horas era servido o almoço que era composto de uma sopa forte, um prato abundante e pão, podendo as crianças repetir.

Pelas 16 horas vinha a merenda de fruta e pão.

Aos alunos da escola não inscritos na Cantina e que por motivo de residirem longe ou mau tempo, é-lhes facultado tomar ali as refeições das 12 horas mediante o pagamento de um escudo. 

Mesmo durante o período de férias, as crianças inscritas na Cantina eram-lhes servidas as refeições. 

Na parte final do relatório, um agradecimento ao Sr. José Rufino, de Alijó, que muito contribuiu para a boa organização da Cantina, e ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Padre Carlos Pereira Soares, que sempre esteve pronto para acudir às nossas necessidades.

Clicar na imagem para ampliar



O relatório e contas, datado de Novelas, 31 de Julho de 1938, foi considerado aprovado para os devidos efeitos, contabilizando um saldo para o ano seguinte de 6.689$90.

Clicar ma imagem para ampliar

Infelizmente, tal como antigamente, no Portugal de hoje, continua a haver crianças a frequentarem as nossas escolas com fome, só que agora, já não aparecem pessoas solidárias, que se organizem para acabar com este flagelo, e repartam um pouco de seu, seguindo o exemplo de Manuel da Rocha Melo & Companhia.

Nota - Os meus agradecimentos ao amigo Joaquim Pinto Mendes, pela cedência destes documentos.