06 janeiro 2013

S. GONÇALO DE AMARANTE



S. GONÇALO DE AMARANTE

S. Gonçalo de Amarante

S. Gonçalo de Amarante
Brincalhão e galhofeiro,
Vós sempre fostes das velhas
Devoto casamenteiro.

Em Portugal, existe dois santos casamenteiros. Um com o seu trono em Lisboa que é Santo António, e outro situado a norte, S. Gonçalo de Amarante.

Para não haver concorrência desleal entre os dois, Santo António encarrega-se das moças, enquanto S. Gonçalo trata das velhas.

Santo António, também se especializou (não sei se foi na Lusófona), numa forma especial de fazer as pazes entre casais brigados. Para isso, é preciso um cravo e uma rosa. Os talos devem ser amarrados juntos com uma fita verde, na qual serão dados 13 nós. Durante o procedimento, o devoto deve pensar que Santo António vai uni-los outra vez. Como vê, não há razão para tanta desavença. 

No concelho de Penafiel, mesmo ao lado do menir de Luzim, encontramos o penedo das pegadinhas de S. Gonçalo. 

Penedo com as pegadinhas de S. Gonçalo em Luzim
Segundo a lenda, S. Gonçalo era crescido e quis construir um mosteiro. Para a escolha do local, lançou a sua bengala de onde morava em S.Jorge de Vizela, e esta caiu no penedo das pegadinhas em Luzim. No entanto, como queria que o mosteiro ficasse junto de um rio, Luzim não lhe agradou. S. Gonçalo lançou de novo a sua bengala e desta vez caiu em Amarante. Desta vez o local foi do seu agrado, pois ali passava o Rio Tâmega, e lá construiu o bonito mosteiro que podemos contemplar. 

Igreja de S. Gonçalo em Amarante

Embora o dia de S. Gonçalo seja no dia 10 de Janeiro, em virtude do santo ter falecido neste dia no ano de 1259, em Amarante as suas festividades acontecem no primeiro fim-de-semana de Junho.

Rapariga encalhada que vá às festas de São Gonçalo e deseje casar, deve puxar o cinturão da imagem de São Gonçalo três vezes, mas na imagem que se encontra na sacristia, não a da igreja. Caso não o faça, corre o risco de nunca casar! Indo assim, engrossar o clube das tias crónicas ou solteironas. 

São Gonçalo de Amarante
Santo bem casamenteiro
Antes de casar as outras
A mim casai-me primeiro

S. Gonçalo de Amarante é popularmente conhecido como casamenteiro das velhas. De um protesto da juventude nortenha que se julga preterida por este santo, nasceu a seguinte quadra popular: 

S. Gonçalo de Amarante,
Casamenteiro das velhas,
Porque não casas as novas?
Que mal te fizeram elas?

Segundo a lenda popular, S. Gonçalo é casamenteiro e é, por isso, que durante as festas são vendidos e apreciados "os doces fálicos" de S. Gonçalo, de todos os tamanhos e feitios. 

Os famosos S, Gonçalinhos

Se fordes ao S. Gonçalo
Trazei-me um S. Gonçalinho.
Se não puderdes co'ele grande,
Trazei-me um pequenininho!

Também têm larga projecção no folclore, quadras de sentido erótico:

São Gonçalo de Amarante
Casai-me que bem podeis,
Já tenho teias de aranha,
Naquilo que vós sabeis.

São Gonçalo de Amarante
Feito de pau azevinho
Dai-me força no vergalho;
Como porco no focinho

São Gonçalo de Amarante
Que estás virado prá vila
Virai-vos pró outro lado
Que vos dá o sol na pila


S. Gonçalo, de maneira igualmente erotizante, aparece no folclore açoreano nestas quadras:

S. Gonçalo já é velho,
É velho, é maganão,
Quando passa pelas moças,
Arrefia, aperta a mão!

Róla, róla, Sam Gonçalo
Por esse mundo abaixo
Que eu perdi meu amor,
Eu vou-me a ver se o acho!

chegando mesmo a estender-se às religiosas que outrora viviam em Amarante uma conduta maliciosa:

As freiras de S. Gonçalo
Tocam e bailam no coro,
A culpa é da abadessa
Que não lhes faz ter miolo!

Com a emigração de amarantinos para o Brasil, a aculturação da devoção erotizada a S. Gonçalo aparece dispersa no nordeste do Brasil.

São Gonçalo não quer missa
São Gonçalo não quer esmola
São Gonçalo quer uma festa
De rebeca e de viola

Oh! Meu senhor São Gonçalo
Feito do pau da Cajá
Sapiranga dentro dos olhos
De quem veio pra namorar 

Oh! Meu senhor São Gonçalo
Aqui tens duas donzelas
Uma já não é bem moça
E a outra já falam dela

Por hoje, e em honra ao santo, vamos ficar com a Brigada Victor Jara, em São Gonçalo.


Bom domingo!

3 Comments:

Blogger Cristina Paula Baptista said...

Muito interessante!!!
Cristina Paula

11:52 da tarde  
Blogger Geron said...

Presentemente moro perto de amarante, mas não tinha tanta informação sobre s. Gonçalo. Obrigada e um abraço.

1:50 da tarde  
Blogger Unknown said...

Achei estranho e fiquei curioso com o formato dos docinho.

3:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home